Periodontite é uma causa importante da perda de dentes em adultos e tem forte relação com diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, osteoporose, obesidade, partos prematuros e bebês de baixo peso
Também conhecida como doença gengival, a periodontite é uma infecção bacteriana da gengiva e das estruturas anexas a ela, tais como o osso e o ligamento periodontal. Muito comum na população em geral, mas de diagnóstico geralmente tardio, acomete pessoas com má higiene bucal, que permite a formação da placa bacteriana, hábito de fumar, diabetes e predisposição genética.
Geralmente indolor e silenciosa, pode chegar a casos avançados e caso não seja tratada pode causar mau hálito, sangramento gengival durante a escovação e o uso da fita dental, gengiva vermelha, inchada e sensível, gengiva afastada do dente (retração), pus entre a gengiva e o dente, e dentes abalados (amolecidos).
A doença periodontal deve ser diagnosticada por seu dentista, que irá encaminhá-lo para o periodontista (dentista especialista em doenças da gengiva). Este realizará a sondagem periodontal (exame realizado no próprio consultório do dentista, que avalia a profundidade da doença) e solicitará radiografias. O periodontista é um especialista com treinamento avançado em prevenção.
Cabe a ele a orientação da correta técnica de higienização e no tratamento das doenças que afetam a gengiva e o suporte dos dentes.
Tratamento
O perioodontista educa os pacientes para o controle da placa bacteriana, fornece informações importantes sobre o papel da saúde do periodonto (tecido da gengiva) na saúde geral, descontamina as superfícies da raiz dos dentes através de raspagem e alisamento radicular e realiza cirurgias periodontais (de gengiva).
Além disso, supervisiona a saúde gengival alcançada, realizando consultas periódicas de manutenção a cada 3 ou 4 meses.
Perigo
A periodontite é uma causa importante da perda de dentes em adultos e te m forte relação com diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, osteoporose, obesidade, partos prematuros e bebês de baixo peso.
Família
Estudos sugerem que a doença gengival pode envolver toda a família. Portanto, todos deveriam realizar uma avaliação periodontal. Os pais devem estar cientes de que a gengivite é quase um achado universal em crianças e adolescentes e que esta pode progredir para a periodontite com possível perda dentária futura.
Os bons hábitos de saúde bucal devem ser praticados em família através do uso diário da fita dental e de corretas técnicas de escovação dos dentes. A escova de dente deve ser trocada periodicamente para que a higienização possa ocorrer com a intensidade esperada e sem machucar a gengiva.
Fonte: http://www.rac.com.br/