sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Escova de dente esconde vírus, fungos e bactérias

O ideal é deixar a escova respirar sobre um suporte limpo e aberto, mas longe do vaso sanitário.

É recomendação antiga. Escovar os dentes é um cuidado simples, mas importante. Depois das refeições, antes de dormir, ao acordar, todo mundo sabe. O que nem todo mundo sabe é que a escova de dentes pode acumular muita sujeira.

Que a escova limpa os dentes ninguém duvida. "Tem que escovar, senão dá bichinho, dá cárie e dói", afirma Willian Henrique Petean, de 7 anos.

Mas será que ela está limpa? Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto mostra que, sem o cuidado necessário, a escova pode virar um ambiente propício para a multiplicação de vírus, fungos e bactérias.

"Em condições normais, o indivíduo tem cerca de 900 espécies de bactérias na boca, então não é difícil imaginar que, se eu vou fazer uma escovação, esses microorganismos podem ser transferidos para as cerdas da escova”, explica o professor Paulo Nelson Filho, da Faculdade de Odontologia USP.

Com a ajuda de um microscópio eletrônico, os pesquisadores fotografaram a multiplicação das bactérias nas cerdas. Em uma única sujeirinha, estão bilhões de microorganismos. Segundo o coordenador da pesquisa, isso pode ser um problema fácil de ser evitado.

Antes de escovar os dentes, é preciso lavar as mãos. Usar sempre creme dental, que já elimina 25% dos microorganismos. Depois da escovação, é preciso lavar bem a escova com bastante água corrente, sem passar o dedo, e retirar o excesso de água.

Para completar a assepsia, o pesquisador também aconselha borrifar a cabeça toda com antisséptico bucal - o mesmo usado para bochechos. A fórmula, a base de clorexidina, pode ser encomendada em qualquer farmácia de manipulação.

A pesquisa também mostra que a higienização é só o primeiro passo. Não adianta limpar se a escova não for guardada no lugar certo. As dicas dos pesquisadores são simples: a escova deve ficar em local seco, ventilado e longe do vaso sanitário.

“As escovas ficam geralmente no banheiro, que na maior parte das vezes é o ambiente mais contaminado da casa. E ela está suscetível a contaminação por essas bactérias que não deveriam estar ali”, alerta o professor Paulo Nelson Filho.

Evitar lugares quentes e úmidos, como gavetas. Capinhas, só para viagem. Com os armários, é preciso ter cautela. Eles também podem impedir a ventilação, mas servem, para quem aplica o antisséptico. O ideal é deixar a escova respirar sobre um suporte limpo e aberto.

Se a escovação é a maior aliada contra as cáries, Laura Guimarães , de 7 anos já sabe completar a lição. "A escova tem que ficar em lugar seco, ventilado e longe do vaso sanitário".

Quem sou eu

Minha foto
A ONE Clinic chega a Campinas com a proposta de fazer algo realmente diferente na odontologia. Com moderníssimas instalações, material de primeira qualidade e um corpo clínico, com dentistas altamente especializados, vem para oferecer uma mudança completa na vida de seus pacientes, com tratamento integrado e tudo aquilo que há de mais moderno na odontologia mundial. Conceito Odonto Spa - tratamentos reduzidos em até 70%.